Sustentabilidade

Sustentabilidade

Cuidado com o meio ambiente

A Santher se preocupa com o meio ambiente e adota um Sistema de Gestão Ambiental que busca o equilíbrio entre atividade industrial, homem e meio ambiente. A empresa administra o tratamento de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões gasosas, utilizando racionalmente os recursos naturais com o intuito de assegurar a prevenção à poluição, promover o desenvolvimento sustentável e atender às legislação ambientais.

tratamento-efluentes

Tratamento de Efluentes

A empresa reutiliza e recicla as águas no próprio processo produtivo. Todo o efluente gerado passa por um rigoroso sistema de tratamento e monitoramento, garantindo o atendimento aos padrões de qualidade de lançamento previstos na legislação ambiental.
O efluente que não é reaproveitado após o tratamento é lançada no Rio Jaguari, antes de ponto de captação, demonstrando compromisso e responsabilidade sobre a qualidade do efluente e contribuindo para a bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí­.

residuos-solidos

Resíduos Sólidos

O programa de coleta seletiva trabalha na separação adequada dos resíduos e incentiva a redução, reutilização e a reciclagem dos materiais. Todos os meses, cerca de 5 milhões de quilos de papéis são reciclados. Esse processo evita o corte anual de aproximadamente 1 milhão de árvores. A empresa foi reconhecida em 2002 como uma grande recicladora de aparas e recebeu o certificado ISO 9000:2000

reducao-impacto

Redução de Impacto

A Santher desenvolve diversas iniciativas para controle e redução de gases do efeito estufa (GEE). As práticas de substituição de combustíveis por fontes mais limpas começaram ainda em 2001, contribuindo para a redução das emissões gasosas. No processo de secagem dos papéis, a empresa trocou o uso de diesel por gás natural. Além disso, o projeto para substituição do gás natural nas caldeiras está em fase de finalização, sendo substituído por fontes renováveis de energia.

produtos-sustentaveis

Produtos Sustentáveis

A Santher produz de forma sustentável, utilizando celulose de madeira de reflorestamento e fibras naturais recuperadas de embalagens longa-vida pós-consumo. Essa iniciativa reduz o consumo de madeira, água, energia e produtos químicos quando comparado a um processo industrial convencional. Além disso, todo o processo de reciclagem contribui indiretamente para a geração de emprego e renda de catadores e cooperativas, permitindo a reutilização do material e diminuindo a quantidade de resíduos nos aterros sanitários.

certificado-fsc

Certificação FSC®

Uma das ações com foco em sustentabilidade foi a obtenção da Certificação FSC (Cadeia de Custódia) para todos os papéis produzidos nas unidades Penha e Guaíba. Ela garante que matéria-prima (celulose) utilizada em nossos produtos é oriunda de florestas manejadas de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável.

retorno-embalagem

Retorno de embalagens
pós-consumo

A Santher participa do programa “Dê a Mão para o Futuro” , que colabora com a melhoria do panorama nacional em relação à correta destinação de resíduos. A iniciativa viabiliza a reciclagem por meio de ampliação e melhoria da coleta, triagem, beneficiamento, valorização e comercialização. O projeto desenvolve ações de apoio à geração de trabalho e renda e promove a inclusão social, melhorando as condições de trabalho e a qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis.

Nossas marcas

Personal

Snob

Sym

Kiss

Charme

Santepel

Professional

Specialty Pappers