Sustentabilidade

Sustentabilidade

Responsabilidade ambiental

A Santher se preocupa com o meio ambiente e adota um Sistema de Gestão Ambiental que busca o equilíbrio entre atividade industrial, homem e meio ambiente. A empresa administra o tratamento de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões gasosas, utilizando racionalmente os recursos naturais com o intuito de assegurar a prevenção à poluição, promover o desenvolvimento sustentável e atender às legislações ambientais.

tratamento-efluentes

Efluentes Líquidos

Todo o efluente gerado passa por um rigoroso sistema de tratamento e de monitoramento garantindo o atendimento aos padrões de qualidade de lançamento previstos na legislação ambiental. Visando aumentar sua eficiência e melhorar a qualidade do efluente final, investimos em equipamentos e tecnologias, possuímos um laboratório específico para monitoramento da qualidade do efluente, dando maior confiabilidade metrológica aos resultados e atingindo excelentes níveis de remoção atendendo aos valores especificados pelos órgãos ambientais.

Após passar por todo o tratamento, a parcela restante do efluente não aproveitado em nossos processos produtivos gerado é lançado no Rio à montante (antes) de nossa captação demonstrando nosso compromisso e responsabilidade com a qualidade do efluente, contribuindo para as Bacias hidrográficas locais. 

Visando a preservação dos recursos naturais, conduzimos projetos para minimização do consumo de água, através do melhor aproveitamento possível, utilizando água de reuso e recirculando as águas de reaproveitamento no próprio processo produtivo, reduzindo assim a extração de água dos mananciais.

residuos-solidos

Resíduos Sólidos

A Santher realiza o Programa de Coleta Seletiva com o objetivo de despertar a consciência de funcionários e terceiros para a importância da contribuição de cada um na separação adequada dos resíduos, incentivando a redução, reutilização e a reciclagem dos materiais. 

Atuamos em iniciativas relativas à eco eficiência das embalagens de nossos produtos que oferecem benefícios para o meio ambiente e seus consumidores, visando promover a mitigação de impactos ambientais. 

Constantemente buscamos alternativas ambientalmente corretas para a destinação dos resíduos sólidos gerados sempre priorizando a reciclagem, reaproveitamento ou logística reversa de embalagens, minimizando assim o volume de resíduos encaminhados para aterro.

reducao-impacto

Redução de Impacto (GEE)

Aumentamos nossa eficiência energética, enquanto buscamos soluções de baixo carbono onde reduzimos as emissões de gases de efeito estufa de nossas operações.

A Santher vem desenvolvendo diversas iniciativas para controle e redução de gases do efeito estufa (GEE). Desde 2.001, adotamos práticas de substituição de combustíveis por fontes mais limpas contribuindo para a redução da emissão de gases do efeito estufa (GEE). No processo para secagem dos papéis produzidos, viemos substituindo o uso de combustíveis alterando de diesel, para óleo BPF, GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) e atualmente utilizamos o gás natural e a biomassa, passando a utilizar fontes renováveis nas unidades de Bragança Paulista e Guaíba.

No processo de transporte e distribuição, sempre pensamos na melhor otimização logística para nossos produtos, matérias-primas e resíduos, reduzindo o volume de transportes e compactando nossas cargas, que por sua vez, contribui para redução no consumo de combustíveis fosseis e na emissão de CO2 na atmosfera.

produtos-sustentaveis

Produtos Sustentáveis

A Santher produz sua linha de produtos de forma sustentável, utilizando como matéria-prima, celulose proveniente de madeira de reflorestamento (100% plantadas e renováveis) e fibras naturais recuperadas de embalagens longa-vida pós-consumo.

Essa iniciativa reduz o consumo de madeira, água, energia e produtos químicos quando comparado a um processo industrial convencional. Além disso, todo o processo de reciclagem contribui indiretamente para a geração de emprego e renda de catadores e cooperativas, permitindo a reutilização do material e diminuindo a quantidade de resíduos nos aterros sanitários.

certificado-fsc

Certificação FSC®

Para nós, a sustentabilidade é um modelo de atuação em que todos ganham. Acreditamos que para sermos bem-sucedidos, é fundamental aliar valores econômicos, sociais e ambientais em todas as nossas decisões e estratégias, considerando a interdependência entre todos estes fatores.

Uma das ações com foco em sustentabilidade iniciada em 2015 foi a obtenção da Certificação FSC (Cadeia de Custódia) para as Unidades da Penha e Guaíba, sendo em 2020 ampliada para unidade de Bragança Paulista. Garantindo que a matéria-prima (celulose) utilizada em uma gama de nossos produtos é oriunda de florestas manejadas de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável.

retorno-embalagem

Retorno de embalagens
pós-consumo

A questão de embalagens pós-consumo é uma de nossas preocupações e por isso, participamos do programa Dê a Mão para o Futuro Reciclagem, Trabalho e Renda  desenvolvido pela ABIHPEC, como uma alternativa viável para suas associadas, a fim de atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, que contempla as questões ambientais, de responsabilidade compartilhada e inclusão social, pontos considerados essenciais para as indústrias do setor. A inciativa é realizada em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (ABIPLA) e com a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (ABIMAPI).

Nossas marcas

Nossas marcas

Personal

Personal Baby

Snob

Sym

Kiss

Santepel

Professional

Specialty Papers